quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Desembargador do TJ-BA proíbe prisão de empresário de Lauro de Freitas investigado na Operação Adsumus

Coletiva da forta-tarefa da Operação Adsumus 

O desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Mário Alberto Hirs, proibiu que a polícia cumprisse o pedido de prisão preventiva do empresário Roberto José Oliveira Santana feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

O empresário, que é proprietário da Grautech Construtora e Oliveira e possui gestão na Construtora Andrade Leal e Politech, é apontado como participante de “um organograma criminoso de fraudes licitatórias, através de múltipla constituição societária”, inclusive com a participação de empresas que não possuem sequer existência física.

O pedido de prisão foi feito no final de outubro deste ano e não foi cumprido porque o empresário não foi encontrado. Em sua decisão, o desembargador afirmou que o MP-BA não ofereceu denúncia contra o empresário, demonstrando que não há provas suficientes contra Roberto José Oliveira Santana.

“Conclui-se, portanto, que se o Ministério Público não ofertou a denúncia até o presente momento, é porque, a princípio, faltam elementos suficientes de autoria, obstando, assim, a decretação da prisão preventiva. Por esses motivos, é que reconsidero a decisão monocrática [de prender o empresário] para conceder a ordem liminarmente, determinando que seja expedido contramandado de prisão em favor de Roberto José Oliveira Santana”, escreveu o desembargador. 

Contramandado obriga o recolhimento do mandado de prisão, que ainda não foi cumprido.

Adsumus

A Operação Adsumus apura fraudes em licitações ocorridas em municípios baianos, principalmente, do Recôncavo baiano e da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo o MP-BA, empresários e políticos são investigados pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. 



Fonte: Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário