segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Secretário do Meio Ambiente de Lauro de Freitas fala sobre denuncias de poluição ambiental do Rio Picuia

Secretário da Semarh de Lauro de Freitas em visita técnica


Neste sábado (7) a redação do Acesse Bahia recebeu fotos de uma denúncia de crime ambiental no município de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. De acordo o leitor, o crime já vem acontecendo há algum tempo. Lixo, entulho, podas e diversos objetos, como móveis e eletrodomésticos velhos, são descartados de forma irregular na nascente do Rio Picuaia, no bairro da Itinga.

Com a forte poluição das águas há uma grande mortandade de peixes, além da degradação da flora em seu entorno. Há indícios de que algumas empresas promovem a retirada de areia do local que é considerado área de proteção ambiental – APA.

Cansados de presenciar esses crimes ambientais, moradores estão organizando um protesto neste domingo (8) para chamar a atenção das autoridades, já que, segundo o denunciante a gestão anterior não se empenhou em solucionar o problema e a esperança é de que a prefeita recentemente empossada, Moema Gramacho, intensifique a fiscalização e punição dos responsáveis pelos atos danosos.

A redação do Acesse Bahia entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH da cidade para esclarecimentos. Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Alexandre Marques, técnicos ambientais já estiveram no local averiguando a denúncia de modo que a partir de segunda-feira (9), as medidas legais serão adotadas em conjunto com outras pastas, a exemplo da Secretaria de Trânsito e Transporte – SETTOP que realiza a fiscalização e a Secretaria de de Serviços Públicos, que promoverá a limpeza e retirada dos entulhos. Uma reunião entre os secretários será marcada para planejar e executar as ações de fiscalização e combate aos crimes, além de ações voltadas para a educação ambiental.

“Fizemos uma visita técnica e constatamos a procedência da denúncia. Inclusive, encontramos fardamentos de empresa de energia descartados às margens do rio junto com um grande volume de entulho. Vamos trabalhar para identificar os responsáveis e autuar de acordo com a legislação vigente”, afirmou Marques.

Ainda, segundo o secretário, a gestão da Prefeita Moema Gramacho tem total compromisso e responsabilidade com o meio ambiente o que só reforça a necessidade de ampliação do diálogo para a consciência ambiental das comunidades e do empresariado local, firmando parcerias com a população.

As denúncias facilitam que a Semarh atue de maneira mais rápida e eficaz para combater o problema. Finalizou, Alexandre Marques.


Nascente do rio Picuaia em Itinga



Entre entulho e lixo descartado de forma criminosa na região, fardamento da empresa Conecta Empreendimentos, prestadora de serviço da Coelba



Fonte: Acesse Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário